quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mamoplastia Redutora 1

Bom, como eu disse aqui anteriormente, eu estava me preparando pra fazer uma cirurgia nas mamas, e fiz.
Agora vou contar a quem interessar todos os detalhes, caso queiram se submeter a essa cirurgia ou conheçam alguém que tenha necessidade.
Farei isso em vários posts, pra leitura não ficar cansativa. Então vamos ao post 1 - Preparação.

1. O que é a mamoplastia redutora?
É uma cirurgia que visa a diminuição do tamanho das mamas, busca uma maior harmonização do formato do seio com o corpo da mulher, levanta os seios caídos e diminui os efeitos da flacidez. Evidentemente isso depende da necessidade de cada mulher.

Eu me interessei pela cirurgia por diversos fatores:
- Dificuldade de encontrar sutiãs que coubesse adequadamente meus seios. [Sempre sobrava peito nas laterais e as alças me machucavam]
- Eu tenho apenas 23 anos e meus seios pesavam muito e estavam caindo bastante, o que não é normal e muito menos bonito.
- Eu estava ficando cada vez mais encurvada e sentia muita dor nas costas.
- O excesso de glândulas mamárias que eu tinha era completamente disfuncional, e provocava esse peso todo.
- Era muito complicado encontrar blusinhas e vestidos compatíveis com o meu tamanho.
- E estavam feios, muito feios.
Acho que isso serve, pra começar.

2. É essencial que você pense bem sobre a cirurgia. Você quer ou precisa fazer? Porque é beeem diferente. É um procedimento que vai te deixar com cicatrizes pro resto da vida, você vai sentir dor nos primeiros dias, seus movimentos serão muito limitados, você vai depender de outras pessoas nas suas atividades mais básicas [como comer e tomar banho] e a recuperação é longa, o resultado da cirurgia só pode ser visto depois de seis meses, no mínimo, logo, há muito a refletir.

3. Informação é TUDO. Eu fui em três médicos, e TODOS se surpreenderam com os meus conhecimentos sobre o procedimento. Eu li muuuuita coisa antes de me decidir, e sabia exatamente onde estava entrando. Eu já sabia das técnicas mais utilizadas, do tempo de cirurgia, da posição de dormir, os remédios que eu podia ou não tomar, dos riscos, enfim, eu me informei meeesmo!

4. É crucial escolher um bom médico. Cirurgia plástica é algo bem individual, cada um sabe o que lhe incomoda no corpo, e perfeição é algo impossível, logo, não acredite em tudo que os outros dizem. Saber de recomendações sobre médicos é essencial, mas sempre você vai encontrar alguém que não vai estar satisfeito, investigue mais essa pessoa, será que ela não desejou algo impossível?? Agora, se NINGUÉM fala bem dos médicos que você foi ou pensa em ir, FUJA! Outra coisa indispensável: Acesse a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verifique se o seu médico é membro, se não for ESQUEÇA-O! Um médico ser cadastrado na SBPC não indica que ele nunca errou, ou jamais vai errar, mas um não cadastrado é perigo na certa! Acesse também o site do Tribunal de Justiça do seu estado e verifique também se existe algum processo contra ele, seja em primeira ou segunda instância. Em tempo: Encontrar o nome dele lá não significa que ele esteja sendo processado ou tenha cometido erros. Observe os termos jurídicos, ele pode estar processando, sendo réu ou testemunha. Converse com ele sobre isso antes de se decidir.

Se seu médico não tiver tempo para lhe tirar todas as dúvidas e lhe tranquilizar, não faça com ele. Lembre-se [e isso vale para qualquer profissional] Você está pagando, e tem a obrigação de ser bem atendida. Consultas corridas que lhe deixam mais em dúvida do que tranquila não são uma boa indicação.

Outra coisa, bons médicos são sinceros. Eles não vão lhe cortar apenas pelo dinheiro. Se eles disserem que você não precisa, acredite. Se eles lhe pedirem pra pensar mais, espere um pouco e pense melhor. Se eles afirmarem que deixar sua mama exatamente como você quer é impossível, não duvide, eles são apenas humanos, e tudo tem limite. E sempre vá em mais de um, pesquise, tenha opções, escolha o de sua maior confiança, o que te olha nos olhos e passa verdade, o que vai estar disponível quando você precisar ligar de madrugada chorando de dor. [Às interessadas passo o número do meu!!]

5. Prepare-se com antecedência. Não tome decisões drásticas do dia pra noite. Bons médicos tem a agenda lotada, portanto se estiver pensando na cirurgia marque com bastante antecedência. Meses, pra ser sincera. Você vai precisar fazer exames, estudar sobre a cirurgia, pesquisar informações com quem já fez, enfim, não é como cortar o cabelo.

6. Não é propaganda da minha futura profissão, mas sério, se puder, faça um acompanhamento psicológico. Comece bem antes da cirurgia e continue depois. Existem distúrbios sérios com relação a auto-imagem corporal. Muitas vezes se vê o corpo de forma extremamente distorcida, e em casos como esses a cirurgia não vai resolver o problema.
Além disso, a psicoterapia, ou análise [no meu caso] vão ser de extrema utilidade no pré-operatório. Quando você pensa e fala sobre isso sua ansiedade diminui muito, sua decisão é mais embasada e você entra no centro cirúrgico bem mais tranquila. Tem pessoas que entram em depressão após a cirurgia, acreditem. Por mais que seja o que você queira, diminuir seus seios ou mexer em qualquer parte do corpo, vai ser um choque se olhar no espelho por um bom tempo, o arrependimento vai bater váaarias vezes antes de você se acostumar. Nessa horas um psicólogo é de muita ajuda.

Bom, pra começar é isso. Se tiverem perguntas fiquem a vontade para fazê-las. Se não quiserem se identificar mandem por email que eu respondo aqui com um nome fictício.
Contato: indira.arrais@msn.com
Obs: Não uso esse email no messenger.


=*
Espero ter ajudado!!
Beijos

2 comentários:

  1. Ótimo post, Dira! Meu probleminha é exatamente o oposto desse, mas sinto que tudo isso se aplica a ele tb. Aliás, a qq cirurgia, ne.
    Julia :D

    ResponderExcluir
  2. Didira, adorei o post!
    Muito boas mesmo as suas dicas para quem está pensando em fazer essa cirurgia. Mas, como disse a Julinha, pra qualquer cirurgia elas são úteis.
    beijos,moreco

    ResponderExcluir