sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rosamunde Pilcher - a escritora preferida da minha mãe


Entre o natal e o ano novo, eu fui numa livraria e vi um livro pequeninho para vender, desses mais baratinhos. Era da escritora preferida da minha mãe, então eu comprei para dar para ela, e é lógico que eu li antes. Achei bem bom, e já peguei vários livrinhos dessa autora emprestado com a minha mãe.

São livrinhos leve, gostosos e faceis de ler. Nessa semana eu trabalhei tanto que fiquei esgotada, então queria uma leitura que me distraisse, mas não exigisse tanto do meu cérebro.

Ai embaixo vou falar dos três romances dela que eu andei lendo por esses dias.
***
Rosamunde Pilcher:
A escritora Rosamunde Pilcher nasceu em 1924 na Cornualha, Inglaterra. Aos 25 anos publicou seu primeiro livro usando o pseudônimo de Jane Fraser. Somente em 1955, Pilcher passou a assinar seus livros com o nome verdadeiro e, aos 63 anos, tornou-se reconhecida mundialmente com a publicação do best seller Os catadores de conchas. Talentosa romancista e contista, suas histórias costumam tratar das complexas relações familiares, sempre ambientadas nas mais belas paisagens da Grã-Bretanha. A escritora tem livros publicados em mais de trinta países.

O Dia de Tempestade
Sinopse:


O dia da tempestade é um romance de personagens protagonizado por Rebecca Bayliss, jovem londrina que vive longe da mãe e nunca soube do paradeiro do pai, um talentoso pintor e ex-oficial da Marinha. Buscando aproximar-se do passado, Rebecca parte para Boscarva, na península britânica da Cornualha, onde conhece pessoas ambíguas que se revelam aos poucos. Grenville Bayliss, seu avô irritadiço e teimoso; Joss Gardner, o carpinteiro habilidoso por quem Rebecca nutre sentimentos conflitantes; Andrea, uma jovem instável apaixonada por Joss; Eliot, seu primo ambicioso, envolvido em negócios escusos; e Pettifer, o criado leal a Greenville Bayliss.A cada página vão surgindo novos e inesperados personagens, habilmente construídos com a criatividade humana e literária de Rosamunde Pilcher.

Foi o primeiro dos três que eu li, achei bem fofo. Joss é maravilhoso, mesmo quando ela não gosta dele, a gente gosta. - :) E adorei a viagem que ela faz em busca de sua família. O relacionamento que ela construi com o avó é fofo.

Link para download:
http://www.4shared.com/get/112447842/ef1c8c1b/O_dia_da_tempestade_-_Rosamund.html
Eu recomendo.



Às vésperas de seu casamento, Caroline Cliburn viaja para a Escócia com o irmão caçula Jody para investigar o desaparecimento do irmão mais velho, que não vê há anos, e repensar seus sentimentos; afinal, vai se unir a um homem que sua madrasta julgou adequado para ela. No entanto, um acidente e uma nevasca inesperada para o mês de abril deixam-nos isolados, obrigando-os a procurar abrigo numa casa próxima, propriedade de Oliver Cairney, próspero executivo londrino. A atração entre os dois é recíproca.
Uma vizinha, porém, frustra as expectativas de Caroline, alertando que ele é noivo. Sem avisar, ela e Jody deixam a residência sem dizer adeus ou obrigado. Mas o destino fará com que se reencontrem. Ambos estão prestes a cometer erros terríveis, e talvez esse encontro consiga salvar e libertar um ao outro.
Um Encontro Inesperado é o ponto de partida para os leitores que apreciam a prosa de Pilcher. Nesta obra, escrita em 1972 e inédita no Brasil, já se percebe por que Rosamunde iria se tornar uma das melhores e mais amadas contadoras de história da Escócia e do mundo. Um Encontro Inesperado vai apaixonar os amantes de um belo romance de amor.

Esse eu li ontem a noite e por causa dele fui dormir tarde, e agora estou com sono. - :D Não consegui mais largar!

O Oliver é maravilhoso, mesmo quando ele manda ela calar a boca. Adoro homens mandões! Mas ele não é nada grosseiro, pelo contrário: ela merecia ser xingada.

Acho fofo livros com crianças, e por isso gostei muito da relação que o Oliver construiu com o Jody.

Abaixo, farei um comentário dos três livros juntos.


Link para donwload:
http://www.4shared.com/file/1433996/746b8648/rosamunde_pilcher_-_um_encontr.html?s=1


Em A Casa Vazia, Rosamunde Pilcher nos brinda com uma história fantástica da perda de um amor.
Virgínia Keile teve a decepcionante experiência de um casamento com um homem esnobe e rico, totalmente controlado pela mãe, uma mulher dominadora... Ela vivera os anos de seu casamento reclusa em uma mansão na Escócia. Quando o marido morreu num acidente de carro, Virgínia permitiu que a avó paterna e uma babá educassem seus filhos.
Entretanto, a mais significativa experiência de sua vida estaria por começar, quando retorna à pequena cidade de sua juventude e decide passar um mês na casa de uma amiga para amenizar as lembranças de seu passado doloroso. Felicidade, alegria de viver, liberdade e coragem estão presentes em seu dia-a-dia como sensações há muito esquecidas. Disposta a enfrentar com coragem a sogra e a babá para trazer os filhos para junto de si, ela vai contar com o apoio de um amigo da juventude, que lhe estenderá a mão e abrirá o coração para auxiliá-la em sua nova etapa de vida.

Talvez dos três, o Eustaque tenha sido o meu protagonista homem preferido. Primeiro pela relação que ele facilmente assumiu com os dois filhos da Virginias: eles se deram bem de imediato. Ele é fofo demais, e eu adoro homens que sabem lidar e que gostam de crianças Depois, pela história que eles tiveram no passado. Achei bem bonito isso. Um amor que nunca aconteceu, mas que nunca foi esquecido.

Livro bem bom também, eu recomendo.

Foi a única versão que eu achei, mas vi que a formatação não está muito boa.
Link para download
http://www.4shared.com/file/17542180/9ea8a3a2/rosamunde_pilcher_-_a_casa_vaz.html?s=1

*********************

Comentário geral:

Nos três livros, as personagens são novas. Talvez pelo fato da Rosamunde Pilcher ser mais velha, já ter 9 netos, ele retrate outra geração. Suas personagens, pelo menos nesses livros, casam cedo, sem mal conhecerem seu conjuges. Fiquei com a sensação que sexo só ocorre pós casamento, embora ela não toque no assunto. Nos finais dos três, rola no máximo beijos na boca e as personagens parecem privilegiadas por terem conhecido o amor. Porque duas delas aceitam um casamento sem amor apenas pela comodidade. Talvez fosse assim antigamente, talvez isso continue ocorrendo, embora hoje em dias as mulheres sejam mais idependentes e tenham mais liberdade de escolha.

Enfim, os três livros são bons e gostosos. Mas não esperem cenas delirantes de amor. Não tem sexo! Mas acho que vale a pena, por isso eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário