segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como registrar seus livros

Hoje finalmente eu fiz algo que há tempos pretendia fazer e que sempre adiava, seja por preguiça ou falta de tempo: mandei registrar minhas histórias! Daqui a pouco quatro dos meus romances estarão num avião rumo ao Rio de Janeiro!
*
Os escolhidos foram: Fantasia, Doze Verões, Bel e Bernardo e Como superar um amor em três listas. Os três primeiros por serem os primeiros e o último porque eu tenho um carinho especial por ele.
*
Passo a passo, como registrar um livro. Vou dizer como eu fiz:
- Mande imprimir suas obras com os números de páginas nas folhas. O melhor é encadernar, como eu fiz.
Parte trabalhosa: rubricar todas as páginas.

- No site da biblioteca central (http://www.bn.br/) você deve imprimir um formulário para cada obra. http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28 e preenchê-lo com letra de forma.

- Depois, nesse mesmo site deve emitir um boleto de pagamento, o GRU, no valor de 20 reais por obra. Não é muito caro, mas no meu caso eram 4 romances. O problema é que o código de barras do boleto não tem número, então você é obrigado a ir até uma agência bancaria, o que eu que pago tudo pela internet achei um saco. Mas pelo menos deu para pagar num caixa automático.

- Por último, com os xerox dos livros (uma cópia para os livros não publicados e duas para os publicados), documentos preenchidos, GRU pago, xerox da identidade e CPF e comprovante de residência em mãos, você deve mandar tudo a Biblioteca Centra do Rio de Janeiro por Sedex. Para mim o valor foi de 51,90 reais.

****
Então... depois de bater pernas (tirei uma manhã de folga para isso), andando por xerox, banco e correio, de suar feito uma condenada (odeio calor!), deu tudo certo! Ufa!!! Agora vou colocar esses livros no site Mesa do Editor, e torcer para que alguma editora leia e se interesse por elas! Torçam por mim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário