sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Filmes clássicos - Casablanca

Não sei da onde surgiu essa necessidade de ver os chamados filmes clássicos, provavelmente por que ultimamente eu não tenho tido mesmo sorte com filmes, tenho visto cada filme ruim... E também talvez por que a minha atual personagem ama filmes clássicos, e eu quis vê-los para não escrever nenhuma bobagem. Mas, enfim, eu fui na locadora de vídeos e tirei meu primeiro lote de clássicos:

- Os Pássaros - Alfred Hitchcock, que eu vi na quinta-feira. Muito bom, recomendo. Já tinha visto há muitos anos, e valeu a pena ver de novo.

- Janela Indiscreta - Alfred Hitchcock - ainda não vi

- Dr. Jivago - ainda não vi

- E o vento levou - vi há muitos anos, não me lembro

- Casablanca - 1942:

Humphrey Bogart .... Richard Blane - 1899 - 1957
Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo - 1915 - 1982

Sinopse
A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. E um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipos de clientes, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.
Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca
.
Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam.

Música do filme (lindíssima):

Ilsa: Toque uma vez, Sam. Pelos bons velhos tempos.

Sam: Eu não sei o que você quer dizer, Senhorita Ilsa.

Ilsa: Toque, Sam. Toque "As Time Goes By".

"Sempre Teremos Paris"

Excelente! Por isso se chama clássico: nunca sai de moda.

Altamente recomendável!

Um comentário: