sábado, 22 de agosto de 2009

Eu tenho Peito!

Ninguém está satisfeito com o próprio corpo, mesmo que ele aparente perfeição para os outros. -Pelo menos é o que eu percebo. Mas eu nunca tive muitos problemas em relação a isso, não que eu ache meu corpo perfeito, longe disso, mas eu não vejo a necessidade de ter a barriga tanquinho, a bunda de uma rainha de bateria de escola de samba, as coxas de quem malha todos os dias, e por aí vai...


Só uma coisa em relação ao meu corpo me incomoda: meus seios.


Eles surgiram sem ser convidados quando eu tinha apenas nove anos. O que foi meio traumático. Enquanto todo mundo brincava a vontade eu tinha a preocupação de esconder aquelas coisas estranhas e redondas desabrochando no meu corpo de tábua de passar roupa. Resultado: Uma postura feia e curvada.


Aos dez eu percebia os olhares sobre os meus seios na escola. Olhares de inveja e curiosidade da maioria das meninas. E eu não conseguia me sentir orgulhosa ou vaidosa. Na família também era estranho, eu tinha vergonha e não sabia como agir. Mas os brotinhos de seios começaram a aparecer nas minhas amigas e tudo ficou mais fácil. Essa foi uma das piores fases, mas passou.


O meu corpo foi acompanhando o desenvolvimento dos seios, fui criando curvas, e até um bumbum começou a existir! Depois de um tempo eu tinha o famoso formato violão, na verdade eu mais parecia um pilão: larga em cima (por causa dos seios), cintura fina, quadris levemente proeminentes e um afunilamento nas coxas. Parece esquisito falar assim, mas meu corpo era bem bonito mesmo, de chamar muita atenção. Eu era uma lapa de morena! Como a mamis costumava dizer. (Na verdade ela ainda diz, eu que não acredito mais).


Só que as coisas não permaneceram assim. Pouco a pouco meus seios continuaram aumentando, sem que eu fizesse esforço nenhum pra isso. Facilmente cheguei ao sutiã nº44. Tudo bem, eu estava tranquila. Eram bonitos, não eram caídos, e ainda por cima chamam a atenção. Só que logo os sutiãs estavam novamente apertados e eu precisei comprar novas peças. Maiores.


Passei para o 46, e meu calvário realmente começou. Num país de loiras e morenas do Tchan, Thuthucas, Funkeiras e Mulatas de carnaval, é de se esperar que as mulheres sigam o esquema peito pequeno (ou normal) e bunda grande. Mas eu era o contrário. Sou o contrário. Bunda normal e peito grande. E por consequencia, é um sacrifício encontrar sutiãs bonitos e grandes.


Não é que não existam lingeries de tamanho 46 ou maior, existem, mas são aqueles modelos de grávida ou estilo vovó, sabe?


Uma vez fui a uma loja e procurei sozinha algum sutiã do meu tamanho, depois de não encontrar pedi à vendedora que me auxiliasse. Ela voltou com aquele modelo de amamentação, que a parte da frente sai pra que a mulher possa oferecer o mamilo para o filho. Olhei para o sutiã e para a minha barriga, (naquela época retíssima) e depois de um seco "Muito obrigada" dei as costas e saí.


Não preciso dizer como me senti, preciso?


E por essas e outras eu passava o máximo de tempo possível com o mesmo sutiã, ou revezava entre dois, até ficarem velhinhos, só aí eu procurava outro, tamanho era o meu constrangimento. Eu acho que isso se deve ao local onde eu moro, só pode. Dificilmente se vê uma mulher peituda aqui em Teresina. Eu, pelo menos, vejo pouco. Me pergunto onde as mulheres que colocam silicone compram sutiã, mas enfim...


Além da chatice da parte das compras eu tenho outros probleminhas:


As alças dos sutiãs dificilmente são proporcionais ao tamanho, logo, elas são finas e eu sinto como se estivessem tentando cortar os meus ombros à força. Quando eu chego em casa e tiro o dito cujo sinto um alivio inexplicável, mas as marcas ficam nos meus ombros, e a dor também.


Hoje eu já encontro sutiãs menos feios de nº 48, que realmente meu peito caiba, sem ficar pedaços de fora e sem que eu precise ficar lutando o tempo todo os empurrando pra dentro da peça. (Sim, cansei de fazer isso!) Mas lingeries bonitas mesmo, com calcinhas combinando, eu não posso usar, não me cabem.

Por isso eu digo: Não fazem sutiãs para mulheres peitudas, fazem sutiãs para mulheres gordas, e é bem diferente. Nenhum preconceito contra as gordinhas, mas isso realmente me deixa zangada. Eu não posso comprar uma lingerie combinando porque as calcinhas que acompanham os meus sutiãs são enormes, e desculpa, mas eu não tenho uma barriga a esconder, nem uma bunda enorme. E nem preciso de um sutiã que parece uma blusa, pra enconder as gordurinhas das costas.


E roupa de banho? É uma tortura medieval. Teve uma época que eu cheguei a desistir. Comprava a lycra e a minha costureira fazia biquíni baseada nas minhas medidas. Era bom, mas todo mundo sabe o quanto é gostoso comprar uma coisa pronta. E principalmente, que roupa que você manda fazer nunca fica exatamente igual como você imaginou.


Mas agora eu desisti. Comprei um biquíni bonito, que eu me apaixonei na loja, e que só cobre o essencial, e quando uso [o que é muito raro] faço com uma regatinha branca por cima, pra disfarçar o monte de peito sobrando na lateral.


Roupa nem se fala. Há uns dois meses atrás aboli o tomara que caia do meu guarda roupa. Mentira. Aboli da minha vida. Eles continuam no guarda roupa, porque eu tenho esperança de poder voltar a usá-los.


Resumindo a ópera, amigas, eu estou pensando seriamente em fazer a famosa cirurgia de redução de mamas, mais conhecida como Mamoplastia Redutora. Já fui ao cirurgião plástico, já fiz inúmeras pesquisas na internet, já pedi o laudo ao ortopedista, já conversei com minha ginecologista, meus pais e meu namorado, enfim, dei os primeiros passos em direção aos seios dos meus sonhos. Agora vai começar a briga com o plano de saúde, porque eu não tenho como pagar a cirurgia e porque os danos à minha coluna são irreversíveis e tendem a piorar, logo, não é apenas uma cirurgia estética.


Procurei blogs falando sobre experiências pessoais desse tipo, mas só achei dois, e um não gostei muito. Pensei em fazer outro, mas como tenho esse, vou usá-lo para contar sobre a minha experiência, compartilhar dúvidas, ouvir [ler] conselhos, e ajudar a pessoas que tem o mesmo problema. Vocês se importam se eu fizer isso aqui ou preferem que eu faça num blog separado?


Agora comecei a pensar que um separado é melhor, fica mais organizado. É vou fazer isso. Mas não agora. Esse primeiro post sobre o assunto vai ficar aqui, depois eu vejo como faço.


Xêro em todas!

Um comentário:

  1. Ai, amiga! Me identifiquei completamente!!! Peito pesa! Peito é um saco! E eu odeio - muitooooo - comprar sutians!!! Biquini entao nem se fala!!!

    ResponderExcluir