quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sobre a Tânia Escritora






Tânia começou a escrever em abril de 2008, assim que entrou na comunidade do orkut: “Orgulho e Preconceito Fanfics.” Leu poucas histórias e logo bateu uma vontade irresistível de escrever. Pensou: “Ah, que legal! Eu gostaria de criar uma história também.” E na mesma noite, quando deitou a cabeça no travesseiro, surgiu uma idéia e no dia seguinte começou a escrever.
Quatro meses depois, a primeira fic: “Um Certo Orgulho e Preconceito” estava concluída. E no mesmo dia do fim desta, começou uma segunda história. Uma segunda fic, uma mistura dos romances Orgulho e Preconceito e P.S. I Love You.
No meio de Tempo de Ser Feliz (a nova fic) enjoou de Lizzy e Darcy (os personagens de O&P), deixou a história de lado (só retomando-a por pedidos insistentes de quem lia, principalmente os de Alê) e resolveu se aventurar por outros caminhos. Logo veio o primeiro romance não fic: Bel e Bernardo.
Fanfic, para quem não sabe, significa ficção de fãs. Significa criar novas histórias para os personagens já conhecidos.
Então Tânia teve o seu primeiro amor: o Bernardo, de Bel e Bernardo. Descobriu que se empolgava bem mais com os personagens não Darcys. Bernardo foi apenas o primeiro... Depois veio o Pedro (de Doze Verões – o único que fez Tânia chorar. Mas chorar mesmo, de escorrer lágrimas), o Nicolas e o Roger (de Fantasia), Ivan e Igor (os dois irmãos de A Força de Anita) e o Matheus e o Rodrigo (de Outra Chance). Ah, sem esquecer o Max (de Dois Mundos – história pela metade, por enquanto deixada de lado). E de novo do Nicolas, o mesmo de Fantasia, que agora é o protagonista de sua própria história (em andamento): O Colecionador de Cactos.
E essa é história da Tânia, versão escritora. Uma sagitariana que em seu ritmo agitado de vida, sempre consegue e dá um jeitinho de escrever. Uma dentista, especialista em radiologia (trabalha com tomografia computadorizada) que não dorme pensando em trabalho, e sim em seus personagens. Que alívio!

Fics:
- Um certo Orgulho e Preconceito: - primeira história. Os personagens são fieis ao livro Orgulho e Preconceito.
- A Garota do Metrô – curtinha, quase um conto. Surgiu em um sonho e é uma das histórias preferidas da autora.
- O homem Certo – Após concluir Fantasia, a autora fez uma Lizzy atirada inspirada na Lia.
- Tempo de Ser Feliz – Até que é uma história bonita: Lizzy fica viúva cedo (como em PS I Love You) e tem que recomeçar. Porém, no meio do caminho a leitora enjoou de Lizzy e Darcy e quase não concluiu a história. Nunca mais a releu para ver se não faltou nada,

Outros Romances:
1 - Bel e Bernardo:
Protagonista: Isabel (Bel) e Bernardo.
Gênero: Comédia romântica
Uma história de recomeço e redescobrimento.
Bel, separada há 3 meses de seu marido e primeiro e único namorado, resolve fazer uma viagem sozinha para se redescobrir. Por ironia ou por destino, se hospeda no estabelecimento de Bernardo, um homem meio fechado, que inicialmente lhe atrai ao mesmo tempo em que lhe inspira medo.
Nota da autora: como meu primeiro personagem, o Bernardo ainda é o meu preferido. Provavelmente, nunca ninguém o superará: pois o primeiro amor a gente nunca esquece.

2 – Fantasia
Protagonistas:
Lia, Nicolas e Roger
Gênero: Comédia romântica
Lia é bonita e descolada, e nunca se apaixonou. Sincera demais, talvez atirada demais, e certamente engraçada demais, faz o que quer sem pensar nas conseqüências, até que se apaixona. Mas você só descobrirá por quem (e provavelmente ficará confusa e indecisa com ela) nos últimos capítulos.
Nota da autora: Lia é minha personagem feminina preferida, ela é o oposto de mim (patricinha, atirada e fresca demais!) e na época em que eu a criei, ela era exatamente o que eu precisava. Minha auto-estima estava super baixa, e a Lia é tão poderosa, que acabou me passando um pouco do seu poder. Então, depois de terminar Fantasia morri de saudades dela e daí resolvi escrever outras histórias em que ela aparecesse. E foi assim que surgiu a idéia de escrever Outra Chance (com a Raquel que faz uma ponta no capitulo 21 de Fantasia) com a participação especial de Lia.
Nota da Autora2: um dia eu gostaria de ter uma filha e ela se chamará Lia. Então a idéia, quando eu criei Fantasia, era fazer uma vida divertida para ela.
Trecho que resume bem a personalidade da Lia (cena do capítulo 24):
- O que você faz, Lia?
- Eu sou publicitária. E você?
- Eu sou médico.
Médico? Uau! Meu pai gostaria disso!
- Qual q tua especialidade?
- Bom, eu recém estou começando a residência... – comentou sem jeito. Como se me importasse com o fato dele ser mais novo.
- De que?
- Cardiologia.
- Ah! Eu devia ter imaginado!
- Por quê? – o deixei confuso. Fofinho.
- Você é o cara que conserta corações. – e eu sorri.
Postada na comunidade do orkut: Escritoras da Adoro Romances.

3 – Doze Verões
Protagonistas:
Nanda e Pedro
Gênero: romance. – drama.
Nota da Autora: A idéia surgiu junto com Bel e Bernardo. Eu pensei: “Nossa, Bel e Bernardo foi um amor tão rápido, então por que não fazer uma história de amor mais lento, que surge e se fortalece com o tempo?” Então veio a idéia de Doze Verões. Porém, a história iniciada junto com Bel e Bernardo foi deixada um tempo de lado, só sendo retomada depois de Fantasia.
Sinopse: Nanda conhece Pedro aos 9 anos. Filho de seu padrasto, ele logo vira o seu melhor amigo. Pedro mora em outra cidade com a mãe, e eles só se encontram no verão. Ao longo dos anos se apaixonam, mas são proibidos por seus pais de namorar.
Nota da autora: Pedro foi o único personagem que me fez chorar.
História concluída, mas deixada de lado, pois a autora pensa em mudar o final.
Trechos de Doze Verões:
"- Você gostou do meu beijo então? – ele indagou, realmente interessado.
- Olha, eu não tenho muita referência de beijo, mas se todos forem
assim está ótimo.
- Acredite, Nanda, nem todos são assim.
- Quer dizer que você beija melhor do que os outros?
- Não, sua besta. O que eu quero dizer é que existe uma coisa
chamada de química, sabia?
- O que quer dizer?
- Que gente junto funciona, entende?
- Ah... Entendi. Mas Pedro?
- O quê?
- Cala a boca e me beija logo.
*****
"– Pedro! Por acaso você está querendo que eu fique de castigo?
Eu já o conhecia bem o suficiente para ler suas expressões.
- Sabe que não seria uma má idéia?
- Por quê? – eu bufei.
- Por que já que você não pode ser minha, não será de mais ninguém. Ficando em casa de castigo, pelo menos."
******
- Eu reli meu diário e quase só fala de você. Desde o início.
- Isso quer dizer que você me ama? – ele sorriu, satisfeito, e eu fiquei irritada com a pergunta idiota dele.
- Amo. Mas não do jeito que você está pensando. Eu te amo como um amigo, como meu irmão.
- Ah... – o sorriso dele murchou um pouco.
- Besta. Por que isso? Por acaso você me ama, Pedro? – eu o confrontei com um pouco de raiva.
- E se eu te amar? Isso te irrita?
****
- É tão difícil para mim, Nanda... Ficar longe do você. – ele enfim pronunciou. E a gente estava no escuro, mas eu podia ver a umidade em seus olhos.
- Para mim também. – eu murmurei.
- E fica mais difícil ainda depois que a gente fica.
- É – eu concordei – Então você acha melhor a gente não ficar mais? – eu indaguei angustiada. Mas eu tinha que saber o que ele pensava. Ele sempre sabia tudo. Ele sempre tinha as respostas.
- Não! – ele elevou o tom de voz e eu fiquei olhando para ele confusa, tentando entender. Mordi meus lábios, ansiosa. – Isso é impossível, Nanda. Ficar sem você é como... – ele pensou um pouco – é como ficar sem ar para respirar. Entende? É impossível. Eu não posso ficar sem você!
Eu concordei em silêncio, com um movimento de cabeça, olhando fixamente para ele. Eu entedia sim, entendia muito bem.
- Eu sei... Eu já te disse isso uma vez... Você é a minha vida, Pedro.


4 – A Força de Anita – Brasil 1967
Protagonistas: Anita e Ivan
Gênero: romance. – drama.
Anita é uma menina alienada, de 17 anos, que sempre foi mimada e protegida pelos pais, até que numa noite eles somem misteriosamente. Sua vida mudará do dia para a noite e nunca mais será a mesma. Mas, afortunadamente, Anita contará com o apoio de Ivan e de sua família. Anita e Ivan se apaixonam, e seu amor por ele a deixará forte para enfrentar o que vier pela frente.
Nota da autora: O Ivan é perfeito! Praticamente um Darcy (quem é fã de O&P certamente entende bem). Mas eu me apaixonei, ao contrário de todo mundo, pelo seu irmão que é cheio de defeitos.
Nota da autora: minha personagem mirim preferida é a Alice (tem 9 anos), a espoletinha irmã de Anita que só aparecerá nos últimos capítulos.
Postada na comunidade O&P fanfics (Adaptada para Lizzy e Darcy).

5 – Outra Chance:
Protagonistas: Raquel, Matheus e Rodrigo
Gênero: romance. – drama.
Essa é uma história de superação. Fala de escolhas e das segundas chances. É basicamente uma histórias sobre relacionamentos: aceitar os defeitos do parceiro e os seus erros. Perdoar e recomeçar. Perder e recomeçar.

Trechos preferidos:
“Talvez fosse para ser assim. Talvez desse certo. Tentei me convencer ao perceber a felicidade dele. Talvez ele estivesse mesmo arrependido. Talvez ele nunca mais fizesse isso. Talvez ele recuperasse minha confiança com o tempo. Talvez eu me apaixonasse novamente por ele. Talvez eu até esquecesse o Rodrigo.
Muitos talvez e nenhuma resposta. A vida é estranha. A gente tem que trilhar nossos caminhos sem nenhuma dica. Nenhuma dica – eu repeti o pensamento apertei meus lábios enquanto o Matheus me observava. Ele sorriu para mim. Talvez o sorriso dele fosse uma dica. Ou talvez não passasse de uma armadilha. Talvez.”

“Na vida a gente tem várias chances... Chances de arriscar, de ser feliz, de experimentar, de errar, de acertar, de amar, de chorar, de acreditar, de escolher... Mas se alguma coisa der errado, se perdermos algo que amamos muito, se sofrermos intensamente por qualquer motivo, se fizermos a escolha errada, a gente não deve ter medo, nem desistir de lutar. Podemos tentar de novo. Podemos sempre – se quisermos – ter outra chance.”

Nota da autora (se você não leu Fantasia, não leia isso): Mesmo escrevendo a história já sabendo que o Matheus morreria, foi muito difícil de matá-lo. Assim como ele fez com a Raquel, ele me reconquistou. E mesmo com duas amigas me dizendo: mas ele já morreu... (elas já tinham lido Fantasia), quase mudei a história. Só que agora não me arrependo nem um pouco, por que junto com o Bernardo (de Bel e Bernardo) o Rodrigo foi meu grande amor (digo: meu personagem masculino preferido, porque meu grande amor real é o FRED).

Além dessas, duas histórias em construção:
- Dois mundos
- O colecionador de Cactos.

Um comentário:

  1. Noooossa, que currículo! Kkkkkkkkkkkkk! Deu preguiça de começar o meu.
    Beijos companheira de blog! Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir