sexta-feira, 26 de março de 2010

A Filha da Minha Melhor Amiga


A filha da minha melhor amiga
de Dorothy Koomson


Sinopse
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adopte a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.

Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?
Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

O livro que comoveu Portugal já na 11ª edição.
60 000 exemplares vendidos.

***
Gente, que livro maravilhoso! Eu lembro que tinha lido uma critica favorável ao livro no blog um livro do chá das cinco, então quando me deparei com esse livro para vender nem titubiei. Também li em algum lugar alguém comentando que esse era o seu livro preferido, e não é exagero. Não sei qual é o meu livro preferido - até porque já li tantos - mas esse com certeza está entre eles.
*
Como comentar o livro sem contar a história? É uma tarefa difícil. Duas amigas inseparáveis até que um passo em falso as separa. Não quero contar o que houve, porque descobrir isso é parte da graça da história.
*
Um erro... Um passo em falso... E tudo muda. Errar é humano, mas as vezes não dá para voltar atrás. Nem esquecer. Ou dá? É possível perdoar?
*
Gente... O livro é maravilhoso porque os personagens são totalmente humanos. Não há vilões, nem mocinhos. Eu não consegui odiar ninguém e fiquei totalmente dividida em vários momentos. Quanto a personagem fica dividida, eu fico junto.
*
Eu admito que a minha personagem preferida nesse livro não é a protagonista. É a Tegan, a filha da sua melhor amiga. Ela é tão fofinha! E vive um momento delicado durante a história. Achei bem interessante o jeito que a escritora aborda esse tema tão delicado, a dor da perda de uma criança. Como lidar com a perda de uma criança, quando se tem sua própria perda para lidar? As duas descobrem isso juntas, e é bem fofo.
*
Li em algum lugar para ler com um lencinho do lado, mas eu não chorei, apesar de ter me emocionado bastante.
*
Me apaixonei pelo Nate, pelo Luke, e pela Tegan. Principalmente pela Tegan.
*
Altamente recomendável, um dos melhores livros que eu já li.
**
Versão para download:


Nenhum comentário:

Postar um comentário