quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Querido John - Filme e livro


Bom, eu primeiro li o livro, e depois vi o filme. Não sei se fosse na ordem contrária, eu pudesse ter uma impressão diferente. Porque depois de ter lido o livro, não gostei do filme. E sei que geralmente os livros costumam ser bem melhores que suas adaptações.
*
Sim, adaptação, porque houveram várias mudanças. Tipo, algumas mudanças mais insignificantes, como:
- No livro a Savannah é morena, no filme loira.
- O Tim é mais novo no livro, tem a idade da Savannah. No filme é mais velho e eu juro que na minha imagem mental ele era bem mais bonito do que seu interprete.
- O Adam no livro é irmão do Tim, no filme é filho.
*
E outras mudanças mais importantes que eu não relatarei aqui, porque perderia um pouco a graça para quem ainda não conhece a história.
*
Só o que eu digo: a alteração do final da história no filme me irritou muito. Para mim isso tirou grande parte da beleza do gesto do John e também me deixou a impressão que a Savannah é volúvel.
*
Prefiro MIL vezes o livro.
*
Agora, na história A Ultima Musica, também baseada na obra de Nicholas Sparks, farei o contrário. Primeiro verei o filme (coisa que eu já fiz, e amei) e depois lerei o livro (o que eu confesso que já comecei, mas estou empacatada com medo da parte triste que eu sei que está para vir). E assim que eu terminar de ler, venho aqui para contar minhas impressões.
*
Pergunta que eu deixo: será que é melhor ver o filme antes de ler o livro, ou ler o livro antes de ver o filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário